segunda-feira, 30 de novembro de 2009

"Less is more"



Gosto desta  expressão porque define um conceito difícil de concretizar: menos é mais (desculpem, mas em português não me soa tão bem!) aplica-se  totalmente ao resultado obtido com esta mesa, depois de décopatchada. O verdadeiro desafio foi ter conseguido transformar uma simples mesinha, numa mesa simplesmente elegante! E para ser coerente com a imagem... chega de palavras.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Se alguém lhe oferecer flores...


Se alguém souber que objecto é este e para que serve (ou servia...), ganha um doce! E olhem que não é nada fácil. Vou dar pistas: é de madeira e tem a altura de metade de uma gravata. Foi-me apresentado tipo, "o que é que podes fazer com isto?" Dada a particularidade do objecto em si, não o décopatchei. Decidi (e bem), pintá-lo conforme as fotos atestam. Desbunda total! Primeiro a frente do cavalheiro com a gravata quase até meio das pernas. Amarela ainda pr'a mais! E,  requintes de malvadez, os cabelos do peito a sair do colarinho da camisa -um homem à antiga! A etapa seguinte foi  o que desenhar na parte de trás? Elementar, como diria Sherlock Holmes. Um cavalheiro naqueles aprumos só poderia esconder um ramo de flores! Escolhi amarelas para combinar com a gravata! Agora fico à espera dos vossos palpites. Têm todo o fim-de-semana!




sábado, 21 de novembro de 2009

Tea for two!


"Picture me upon your kneeJust tea for two
 and two for tea
Just me for you 
and you for me...alone"



Num dia de chuva como o de hoje, que tal um chá aromático servido na cama? Para banda sonora sugiro "Tea for Two", do musical de 1925! Se não vos agradar, podem escolher qualquer das inúmeras  versões desta canção, desde a popularizada por Doris Day (que protagonizou o filme em 1950), até à versão chachacha, de Tommy Dorsey, passando pela de Ella Fitzgerald e Count Basie, só para mencionar alguns.
E que acham de servir o chá neste apropriado tabuleiro romântico? Versão by fÚtil, claro está!



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O toucador da Flor



A meu ver, esta é uma daquelas peças que é tão bonita vista de frente como de trás. E por dentro, posso afiançar - pois nada escapa à garras desta maníaca da perfeição.
E mostra como um  vulgar toucador de madeira clara ganhou uma nova personalidade.
A "freguesa" é a Flor, a primeira das colegas que teve a ousadia de me confiar esta  sua preciosidade, ainda no início das minhas aventuras com décopatch. Até hoje estou-lhe muito grata por isso!
Foi uma aposta ganha, de tal modo que passado um mês se tanto, já tinha dela uma encomenda de maior porte para fazer "pandan" com o toucador... nada mais nada menos que uma enorme arca onde cabe lá dentro este mundo e o outro.  Mas isso fica para outro post!

sábado, 14 de novembro de 2009

Falta de Quorum...


Isto de alimentar um blog tem muito que se lhe diga.  Este recém-nascido que ainda nem um mês completou, come-me as papas na cabeça... mas tudo calmo.... tudo tranquilo.
Demasiado tranquilo para meu gosto, devo confessar!

Aonde estão os meus amigos e os amigos dos amigos, que era suposto virem aqui espevitar este espaço lúdico?!
Quase me apetece gritar com sotaque do brásiu: Onde está você agora?

Que eu saiba ainda não é véspera de Natal, que é quando todos desaparecem porque andam a comprar os presentes de última hora, nas lojas da praxe.
É que se quiserem oferecer coisas giras, originais, têm aqui um atelier  ao dispor, com atendimento personalizado.
Bem sei que estas coisas do décopatch  levam tempo a conceber e a executar, mas até Dia de Reis ainda têm tempo! Apareçam, tragam sugestões, apanhem coisas da rua - juntos podemos colorir a crise...

A propósito e porque deve haver aí muita preguiça à mistura, deixo a sugestão que a foto ilustra - uma mãozinha de madeira para coçar as costas!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

"Três Cantos"




O mar está dentro dos búzios... dentro deste, estão canções. Encosto-o ao ouvido e escuto: A Noite passada (Sergio Godinho); Mariazinha (José Mário Branco); Se tu fores ver o mar (Fausto).
"Três cantos" enfim juntos. E esta espécie de grande caracol de água, predador de moluscos e  de estrelas-do-mar, transformou-se numa concha encantada!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dia de S. Martinho



Dedico este post aos meus pais, que comemoram hoje
58 anos de casamento!

Por tradição,  no dia de S.Martinho comem-se castanhas e bebe-se água-pé. Mas como aqui no blog a tradição já não é o que era, proponho uma caixa décopatchada para ocasiões especiais...

O conteúdo também é by fÚtil: canudinhos de bolacha recobertos de chocolate, com a particularidade de terem sido carinhosamente enrolados com papel de seda de cores sortidas - Sirvam-se!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Encontros imediatos do 3º grau...


Apresento-vos o meu mais recente desafio, que em nada tem a ver com a leveza de outros trabalhos décopatchados. Esta coisa pesada que  até agora não fazia parte do meu universo, é uma ferramenta de trabalho preciosa para os  seus proprietários.
Tratando-se também de um carrinho mascote que fica muitas vezes na loja (um mundo para a gente das artes),  pensaram os donos em o tornar mais atrativo, pois que na sua original cor de laranja se notavam já as marcas dos dezasseis anos de uso.
Se bem pensaram melhor o fizeram. Quis o acaso que a oportunidade surgisse, num dia em que fui  à loja abastecer-me de mais material  viciante... e um dos proprietários estar lá.
Tenho de confessar que fiquei momentâneamente atónita com a proposta para decorar o dito objecto rolante. Mas uma mulher recompõe-se rapidamente!
O "ET" foi-me entregue em casa onde permaneceu durante quatro dias, ocupando-me a sala quase toda, quando posto na horizontal. Grandes sessões de aeróbica fiz com ele...
Quando o vieram buscar estava com o ar apetitoso que podem ver na foto,  posteriormente tirada  na loja. En su sitio!!!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Jardim Secreto



Dentro de nós há tudo.  Até árvores que nunca vimos...
Talvez por isso tenha especial carinho por estas, enfeitadas com a mesma técnica, mas ainda com mais minúcia, pois medem 15 cm. da base até ao raminho mais alto. São  feitas de papel maché e quando as vi na montra da minha loja favorita para compras do material com que trabalho, não resisti a trazer logo as três.
São as três Graças: a do meio é a Amorosa, a lilás é a Mística e a Vaidosa tem os ramos coloridos.
Acredito que todos temos um jardim secreto e é nesse lugar que se alimentam as pequenas árvores que também somos!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Feira da Ladra II



Para quem não sabe, e dirijo-me  a algumas pessoas da novíssima  geração que eventualmente leiam este post, o objecto em forma de rim aqui exposto,  é o bidé dos seus antepassados!
A maior parte de nós, mais novos ou mais velhos, já vimos alguns semelhantes a este em fotos, ou reconhecemo-los das casa dos avós.
E claro, Feira da Ladra que se preze tem sempre  bidés de esmalte e seus suportes, tal como os antigos lavatórios e respectivos jarros.
Também eu herdei um bidé parecido com este que décopatchei para uma cliente (a minha melhor cliente devo dizer), mas que aguarda pacientemente no quintal que um dia lhe ponha as mãos e o transforme numa fruteira - fabulosa sugestão de um amigo meu!
Nem vos conto a trabalheira que é tapar um bidé com papel de florzinhas e pintá-lo de laranja nacarado na parte de baixo, como este. Não ficou um amor? Desde então, está numa simpática varanda  fazendo "pandan" com uma antiga cama de ferro, convertida em sofá.
E pensar que antigamente era nele que se lavava o rabiosque!

Related Posts with Thumbnails