sábado, 31 de dezembro de 2011

Dar Cho *


“A arte penetra na esfera do sagrado quando transcende expressões culturais e pessoais e espelha os níveis mais profundos da nossa mente.” (Tarthang Tulku)














Dar Cho * são as palavras tibetanas para designar as Bandeiras de Oração. "Dar" significa aumentar a vida, a  sorte, a saúde, o conhecimento e a prosperidade. "Cho" significa todos os seres vivos.

As Bandeiras de Oração transmitem mensagens sagradas através do cosmos. O meio ambiente e os seres que nele habitam, compartilham as bençãos de uma forma intimista através do fogo, água, ar, terra e o espaço (elementos representados pelas cores dos panos). Equilibram as energias do planeta, contribuindo para a paz e beneficiando todos.

No Budismo, é tradicional pendurar ao vento bandeiras com orações impressas. Acredita-se que, quando o vento agita as bandeiras, as bençãos das preces são espalhadas para todos os seres. O acto de erguer as bandeiras com essa intenção traz também paz, protecção e boa sorte para quem as oferece. 

Usam-se Bandeiras de Oração também em momentos especiais como, saudar a chegada do novo ano. Por isso, através das bandeirinhas dependuradas no meu limoeiro, desejo a todos: Feliz Ano Novo!



domingo, 25 de dezembro de 2011

Tradições e gerações


Na tal data em que é suposto sentir o espírito de Natal, muitos sentimentos contraditórios me assaltam. Por um lado, a vontade de continuar a tradição, num contexto diferente. Por outro, a relutância de manifestar com data calendarizada,  o espírito de família, em torno da mesa repleta de ausências - dos rostos daqueles que já não cantam comigo - nasceu o Deus-Menino!

O meu doce da consoada foi pois, uma mistura de tradição e  de improviso (by fÚtil oblige!),  perpetuando o bolo de mel da saudosa avó materna  e as decorações rústicas da minha mãe, que felizmente o aprovou  com o ar complacente de quem pensa: a minha filha  herdou o meu  lado artístico...

                                               

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Natal "light"!



Imbuída de um leve, muito leve espírito natalício, by fÚtil  fez um lote de pequenas coisas para vender. Com pintura e décopatch, decorou bolos apetitosos que são pequenas caixas; forminhas de bolos para servir as passas (ou o que a imaginação ditar); suportes para velas; uma árvore para pendurar as jóias; gotas de água para enfeitar... Tudo a preços "light"!

Objectos disponíveis aqui e na Lx Factory -Feira na Fábrica. Domingo, dia 18 de Dezembro, de 2011, das 12 às 19h.  


Related Posts with Thumbnails