terça-feira, 29 de março de 2011

Janela zen-II


Quando chega a primavera o gato vai para a janela. Fica horas olhando as copas das árvores floridas. Imagina cheiros e sons. Espera carícias matinais. Posa para quem passa... indiferente ao espanto que causa!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Sem crise...


... aqui está um "vide poche" ou "empty pocket",  décopatchado pela fÚtil em tempos difíceis! 
Nada mais que uma pequena bandeja onde podemos esvaziar os bolsos quando chegamos a casa, em vez de largar uma coisa aqui e outra ali. Também pode servir para juntar moedinhas à laia de mealheiro...

Este  está para venda - sem conteúdo!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Golpe do baú





























Não, não se aplica na verdadeira acepção do ditado popular, mas olhando o "antes" e o "depois" deste pequeno baú, achei que foi também um  golpe de sorte o resultado do meu trabalho com décopatch e pintura.  
Pois... dar o golpe do baú  significa casar-se por dinheiro e  vem de tempos idos (lá pelo século XVIII),  quando as pessoas guardavam os seus bens (dinheiro, jóias) em móveis, baús, etc. Então, quando chegasse a altura, teriam já uma reserva garantida para um bom casamento, ou seja um dote.


Aviso: quem estiver interessado neste baú não precisa dar o golpe! 

quinta-feira, 3 de março de 2011

As minhas Matrioskas






































Toda a gente conhece as bonecas tradicionais russas - matrioskas ou mamuskas – que encaixam umas dentro das outras, desde a maior até à mais pequena. Claro que eu, minuciosa que sou, encanto-me sempre com a minúscula... e curiosa que também sou, encontrei na Wikipédia (sobre a origem das matrioskas) o seguinte: 


"Conta-se que Sergei Maliutin, um pintor artesanal de Abramtsevo, viu uma série de bonecos de madeira representando os Sete Deuses da Fortuna, encaixados de forma semelhante às bonecas actuais.

Uma outra história é que um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka.
Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.”

Hoje apresento-vos as caixinhas “matrioskas” by fÚtil: dois conjuntos de duas, em papel maché, décopatchadas com este motivo inspirador. E são as únicas disponíveis!!!!


Related Posts with Thumbnails