segunda-feira, 5 de julho de 2010

A magia das artes_ A arte dos aromas * Niki de Saint-Phalle


Tudo começou com um cheiro: combinação fresca de bouquet floral, envolto em notas verdes, tendo como base fortes notas de ásperas madeiras secas. Para uma mulher complexa que quer definir o seu próprio sentido de feminilidade. Bem no alvo!

 
Amante que sou de fragrâncias e descobertas olfactivas; amante que sou de formas e cores, encantei-me com este frasco quase redondo, azul violeta. Fascinantes as serpentes entrelaçadas, símbolo do oculto e da sabedoria. Uma obra de arte nas minhas mãos!
Num impulso comprei-o. De seguida procurei a face e a história da sua criadora, cujo nome entrara já no meu imaginário a desconhecida Catherine-Marie-Anès Fal de Saint-Phalle.


Isto passou-se nos anos 90! Por incrível que possa parecer usei o perfume uma vez -  incompatível com a minha pele!!! De raiva ofereci-o a uma amiga antiquária, a Mercedes. Mais tarde, disse-me ela extasiada: "Descobriste o meu perfume". Apaziguei...

Recentemente encontrei O Jardim do Tarot, projecto de final de vida desta mulher: Niki de Saint-Phalle (1930-2002) escultora, pintora, escritora, cenógrafa, realizadora, de nacionalidade francesa e criada em Nova Iorque. O Tarot Garden, na Toscânia, tornou-se um sonho de peregrinação fÚtil... a realizar, quem sabe!


 *A não perder: http://www.nikidesaintphalle.com/
                                http://youtu.be/aLLo6UJcWiY
                                http://youtu.be/crepuL1Go2U
                                http://youtu.be/svnwWi1Gk38
                                http://youtu.be/y0kd7pJsHk8
                                http://youtu.be/Fls67kuAal8
Related Posts with Thumbnails